top of page

Novas espécies de baleias são descobertas ao longo da costa de Hokkaido

Em uma colaboração entre o Museu Nacional de Natureza e Ciência, a Universidade de Hokkaido, a Universidade de Iwate e o Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos, uma espécie de baleia-de-bico que há muito é chamada Kurotsuchikujira (baleia-de-bico-preto) pelos baleeiros locais de Hokkaido. confirmada como a nova espécie de cetáceo Berardius minimus ( B. minimus ).

As baleias-de-bico preferem as águas profundas do oceano e têm uma longa capacidade de mergulho, dificultando sua visão e compreensão. O Stranding Network Hokkaido, um grupo de pesquisa fundado e gerenciado pelo professor Takashi F. Matsuishi da Universidade de Hokkaido, coletou seis baleias de bico não identificadas ao longo da costa do mar de Okhotsk.

As baleias compartilhavam características de B. bairdii (baleia de bico de Baird) e foram classificadas como pertencentes ao mesmo gênero Berardius . No entanto, várias características externas distinguíveis, como proporções corporais e cores, levaram os pesquisadores a investigar se essas baleias-de-bico pertencem a uma espécie atualmente não classificada.

"Só de olhar para eles, podemos dizer que eles têm um tamanho de corpo notavelmente menor, corpo em forma de eixo, bico mais curto e cor mais escura em comparação com as espécies conhecidas de Berardius", explicou o curador Emérito Tadasu K. Yamada do Museu Nacional de Natureza e Ciência da equipe de pesquisa.

No presente estudo, os espécimes desta espécie desconhecida foram estudados em termos de morfologia, osteologia e filogenia molecular. Os resultados, publicados na revista Scientific Reports , mostraram que o comprimento corporal de indivíduos fisicamente maduros é distintamente menor que B. bairdii (6,2-6,9m versus 10,0m). Medições cranianas detalhadas e análises de DNA enfatizaram ainda mais a diferença significativa das outras duas espécies conhecidas no gênero Berardius. Por ter o menor tamanho corporal do gênero, os pesquisadores nomearam a nova espécie B. minimus .

"Ainda há muitas coisas que não sabemos sobre o B. minimus ", disse Takashi F. Matsuishi. "Ainda não sabemos como são as fêmeas adultas , e ainda existem muitas questões relacionadas à distribuição de espécies, por exemplo. Esperamos continuar expandindo o que sabemos sobre B. minimus ".

Os baleeiros locais de Hokkaido também se referem a algumas baleias na região como Karasu (corvo). Ainda não está claro se B. minimus (ou Kurotsuchikujira ) e Karasu são da mesma espécie ou não, e a equipe de pesquisa especula que é possível que Karasu possa ser outra espécie diferente .

Explorar mais