top of page

DNA humano é 50% igual ao das bananas?

Não é incomum você encontrar por aí afirmações do tipo "compartilhamos 50% do nosso DNA com as bananas!" ou "somos 50% banana". Particularmente, eu acho isso uma ofensa às bananas (Musa acuminata). Enfim. Para que você possa ver como eu não estou inventando isso, veja as imagens abaixo.

Mas afinal, compartilhamos 50% do nosso DNA com as bananas?

Primeiro temos de deixar muito claro o quê se quer dizer com "compartilhamos". A princípio me parece que as pessoas querem dizer que 50% do nosso genoma pode ser alinhado ao genoma das bananas. Calma. Eu explico o que isso quer dizer.

Imagine que o nosso genoma inteirinho é a seguinte sequência AATTCCGGAATT. Imagina, também, que todo o genoma da banana é CTGGAA. Agora vamos *alinhar* essas duas sequências. Como é isso? Fica algo como abaixo:

Figura 3. Alinhamento hipotético, apenas um exemplo.

Grosso modo, alinhamento é isso: fazer a correspondência entre uma sequência e outra. Note que, no exemplo acima, 50% do nosso genoma (a sequência CCGGAA) se alinha (embora não perfeitamente, pois temos um mismatch [diferença, basicamente] entre C no nosso genoma e T no genoma da banana) ao genoma da banana. Talvez seja nesse sentido que as pessoas dizem que somos 50% banana no nível de genoma.

Mas isso é verdade? 50% do nosso genoma se alinha ao genoma da banana? A resposta é... NÃO! E é bem fácil conferir isso. Vamos comigo lá na base de dados NCBI - Genome. O Genome do NCBI organiza informações sobre genomas. Façamos uma busca pelo genoma do H. sapiens.

Figura 4. Buscando o genoma humano no NCBI-Genome.

Tendo feito a sua busca, você vai encontrar uma página com as informações sobre o genoma humano. Lá você pode ver que o tamanho médio do genoma humano é 2992.79 Mb (ver figura 5).

Figura 5. Informações sobre o genoma humano.

Agora, façamos o mesmo para o genoma da banana. No campo de busca entre com "banana" e pressione enter. Você será automaticamente redirecionado para a página do genoma da Musa acuminata (dwarf banana). Lá você é informado que o tamanho médio do genoma da banana é 472.231 Mb.

Vamos supor que todo o genoma da banana, isto é os cerca de 472 Mb são alinhavéis ao genoma humano. Quantos porcento do nosso genoma 472.231 Mb representam? É fácil. Basta dividir 472.231 por 2992.79, que é o tamanho do nosso genoma. Resultado? 0.157, aproximadamente, o que equivale a 15.7%. Ou seja, SUPONDO que TODO o genoma da banana pode ser alinhado a uma região complementar do genoma humano, da perspectiva do nosso genoma isso equivaleria a pouco mais de 15%. Ou seja, SUPONDO este cenário muito otimista, na verdade seríamos 15.7% bananas, bastante diferente de 50%.

Ok. Se não é isso, então talvez o que as pessoas querem dizer com "50% do DNA" seja, na verdade, que compartilhamos 50% dos genes com as bananas. Ou seja, 50% dos nossos genes tem pelo menos uma versão equivalente no genoma da banana. Mas isso é verdade?

Existe uma base de dados online chamada OMA ("Orthologous MAtrix", em português "MAtrix de Ortólogos). Essa base de dados permite inferir a presença de genes ortólogos (isto é, genes homólogos presentes em espécies diferentes devido à ancestralidade comum) entre genomas.

Figura 6. Busca de ortólogos utilizando a OMA.

Lá você pode fazer a busca de ortólogos entre humanos e bananas (figura 6, acima). Felizmente, o cientista de dados Neil Saunders já fez isso pra gente. E o resultado? Apenas cerca de 17% dos nossos genes possuem pelo menos um correspondente no genoma da banana. Ou seja, mesmo nesse sentido dos "50%", na verdade somos apenas 17% banana.

Conclusão: a não ser que exista algum sentido muito específico no qual os "50%" é uma verdade, essa história de sermos 50% bananas é um mito.

Curiosidade Embora esse boato dos "50%" exista pelo menos desde 2002, o primeiro sequenciamento do genoma virtualmente completo da banana só foi publicado em 2012 por D'Hont et al.

Este post foi originalmente publicado no blog Coelho Pré-Cambriano.

Fontes

Post do Neil Saunders que me serviu de base para este:

Informações sobre o genoma das bananas: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/genome/?term=banana

Informações sobre o genoma humano: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/genome/?term=homo+sapiens

Sequenciamento do genoma da banana:  D’Hont, A., Denoeud, F., Aury, J. M., Baurens, F. C., Carreel, F., Garsmeur, O., ... & Da Silva, C. (2012). The banana (Musa acuminata) genome and the evolution of monocotyledonous plants. Nature488(7410), 213.

42 visualizações0 comentário